quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2.º Simpósio Internacional de Musicologia Histórica tem início com recital de Cravo no Hotel Meliã Aldeia dos Capuchos


O 2.º Simpósio Internacional de Musicologia Histórica, organizado pela APARM - Academia Portuguesa de Artes Musicais em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, e que decorre de 19 de Setembro a 1 de Outubro no Convento dos Capuchos, tem início esta quinta-feira pelas 21h30, com um Recital de Cravo interpretado por Jenny Silvestre no Hotel Meliã Aldeia dos Capuchos.  

Durante 3 dias várias personalidades portuguesas e estrangeiras vão debater questões histórico-musicológicas, centradas este ano na efeméride do nascimento de D. Maria Bárbara de Bragança, Infanta de Portugal e Rainha de Espanha, uma mecenas amante da música e impulsionadora do florescimento da arte musical no âmbito ibérico-americano. 


Fonte: Matéria Escrita


domingo, 25 de setembro de 2011

Fontana Park Hotel

 

Localizado no coração de Lisboa, o Fontana Park Hotel personifica o ambiente cultural e cosmopolita da cidade. Minimalista, confortável e atento a cada detalhe, o hotel assume-se como um autêntico refúgio Zen, um retiro urbano em pleno Saldanha.

O Fontana Park Hotel nasceu a partir da recuperação de um edifício do século XX que se encontrava abandonado. O arquitecto Francisco Aires Mateus integrou assim a história de Lisboa com a sua visão moderna de arquitectura. Por outro lado, a designer Nini Andrade Silva criou interiores confortáveis e minimalistas.

Com um total de 137 quartos e 2 suites, modernamente equipados, o Fontana Park Hotel é o local perfeito tanto para turistas como para quem viaja em negócios. As grandes janelas de dimensões generosas asseguram que os nossos visitantes estejam em permanente contacto com a paisagem urbana circundante, enquanto um jardim interior ao ar livre, com uma cascata e árvores de bambu, se assume como uma agradável zona de lazer.

Além do Restaurante Bonsai, no Fontana Park Hotel encontra também o Restaurante Peixe Saldanha Mar, um destino gastronómico de eleição em Lisboa. Pleno de luz natural e com uma decoração moderna, aqui pode saborear o melhor da gastronomia Portuguesa e Mediterrânica.

O Fontana Bar Lounge é, por seu lado, o ponto de encontro ideal para os finais de tarde. Um espaço fashion, com boa música e uma decoração exótica e trendy para se encontrar com os amigos.


Fonte: Lift

Fontana Park Hotel apresenta o conceito Fontana Time e transforma-se no novo Spot da Cidade


Foi num ambiente cosmopolita e elegante que o Fontana Park Hotel apresentou o seu novo conceito Fontana Time.

Mi e Tó Romano, Adelaide Sousa e Tracy, Helena Isabel, Heitor Lourenço, Maria Lima, Xenica Jardim, Fernando Hipólito e Elsa, Sofia Maria e Salvador Sottomayor, os noivos Sofia Fernandes e José Barbosa, entre outros, foram algumas das figuras públicas que não quiseram deixar de estar presentes no cocktail e jantar de apresentação do Fontana Time. Este é um conceito after work inspirado na Música, na Arte, na Gastronomia e na Moda, que vai transformar o Design Hotel no novo Spot da Cidade de Lisboa. Durante o cocktail os convidados assistiram a um concerto de jazz dos alunos da conceituada escola do Hot Clube. Seguiu-se depois um requintado jantar no Restaurante Saldanha Mar.

O Fontana Park Hotel, o primeiro Design Hotel™ de Lisboa, quer desta forma apostar na dinamização do final do dia, de forma a ser um ponto de encontro de amigos, num espaço central, moderno e cosmopolita. O Hotel apresenta uma agenda semanal dinâmica que tem a Música e a Arte em permanência, a Gastronomia a despertar os sentidos e os paladares de forma inesperada, com o Restaurante Japonês Bonsai e o Restaurante Saldanha Mar (especialidade de peixe fresco grelhado), e a presença da Moda será ainda mais reforçada através do ícone da moda portuguesa, a ModaLisboa.

A Música começa na terça-feira com Funky & Disco, na Quarta-feira há música dos anos 80 e na Quinta e Sexta-feira respira-se Jazz, Pop e um pouco de Soul ao vivo. O Sábado reserva a actuação de DJs que vão animar a noite. Destaque para a Quinta-feira, em que o Fontana Park Hotel se torna indiscutivelmente um meeting point lisboeta quando os alunos da escola do Hot Clube de Portugal  dão espectáculo e garantem surpreender.

Na Gastronomia, o Fontana Park Hotel inclui propostas à noite mais diferenciadas com dois buffets que oferecem um menu delicioso mesmo à chegada do fim-de-semana. Na Quinta-feira, a partir das 19h30, desfrute de um magnífico buffet Japonês e, à Sexta-feira, no mesmo horário, de um Lounge Buffet que é volante e servido na zona do Bar, perfeito para juntar os amigos depois de uma longa semana terminar.

A Arte e a Moda vão estar sempre reflectidas no Fontana Park Hotel que abre as portas para receber exposições e iniciativas de talentos nacionais na área da moda, da arte, da arquitectura e do design.

Fonte: Lift

Menorca - o clima

O clima em Menorca é tipicamente mediterrâneo, sendo este mais um dos muitos atractivos da ilha. Com temperaturas amenas durante todo o ano, a média anual situa-se entre os 16 e os 18ºC. Durante o período mais quente, no verão, as temperaturas atingem valores entre 29 e 31ºC, que são amenizadas com o vento vindo do norte conhecido como tramuntana. Apesar de ser mais fresco no inverno, a temperatura não desce além dos 11ºC.

A chuva é praticamente inexistente na ilha entre os meses de Junho e Setembro, surgindo apenas no Outono, a estação mais chuvosa do ano.

Durante a primavera, em meses como Abril e Maio, a ilha transforma-se num jardim florido com inúmeras plantas, tornando as paisagens ainda mais encantadora e fascinante.

Menorca - as praias

Esta ilha maravilhosa possui 215 quilómetros de litoral, com praias maravilhosas de área avermelhada, branca, de rochas e areia escura. Existem praias para todos os estados de espírito, urbanas ou isoladas, totalmente equipadas ou selvagens, nudistas, todas elas com águas transparentes, calmas ou moderadas.

Na costa sul estão sem dúvida as praias mais bonitas e tranquilas da ilha, mas também as mais procuradas. A ilha tem tantas praias como Maiorca e Ibiza juntas.

As praias de Menorca são sem dúvida um verdadeiro paraíso no mediterrâneo.

                            Foto: Macarelleta, Menorca          Fonte: Arte & Fotografia

                            Foto: Cala Macarelle, Menorca          Fonte: flickr


Praia Ferragut localizada em Cavalleria esta é uma praia de característica rústica, muito frequentada com areia dourada e fina a ondulação é bastante forte.

Praia Cala Trebaluger em Migjorn Gran é uma praia isolada e virgem, tem areia branca e fina, o mar é calmo. É frequentemente procurada e visitada.

Praia Cala del Pilar está localizada em Ciutadella e é uma praia isolada e virgem, com areia dourada, mas pouco frequentada. A ondulação é forte.

Praia Cala en Turqueta em Ciutadella apesar de uma praia isolada e virgem, é muito frequentada e caracteriza-se pela sua areia fina e pelo seu mar calmo.

Praia Cala Escorxada localizada em Migjorn Gran é uma praia isolada e virgem, com pouco movimento, sendo a areia branca, fina e mar calmo.

Praia Algaiarens localizada em Ciutadella de Menorca é uma praia isolada e virgem, pouco frequentada, com areia dourada e fina e com pouca ondulação.

Praia Arenal de Son Saura em Ciutadella de Menorca praia isolada e virgem, medianamente frequentada de areia branca, fina e mar calmo.

Praia Cala Presili localizada na capital Mahón é uma praia isolada e virgem, medianamente frequentada, com areia dourada de textura intermediária e ondulação forte.

                                                           Foto: Cala Mitjana, Menorca
                                                           Fonte: Wikipedia

Menorca - Ilhas Baleares

Localizada no mar mediterrâneo ocidental, a leste de Espanha continental e a oeste de Itália, Menorca, também conhecida como Minorca, é a segunda maior e a mais bonita do arquipélago das Ilhas Baleares. Conhecida pelas suas praias imaculadas, banhadas por águas azul-turquesa, pelas colinas verdejantes, este é sem dúvida um pequeno paraíso. Apesar desta ter quase tantas praias como Maiorca e Ibiza juntas, é a mais tranquila e preservada das três grandes ilhas do arquipélago, sendo muito tranquila mesmo durante a época alta.

 
                            Foto: Menorca - Acqua limpida          Fonte: flickr

Com paisagens inconstantes que vão desde campos de terra vermelha manchados de casas de arenito às falésias cobertas de pinhais. No norte, mais montanhoso e rochoso, predominam as aldeias piscatórias, enquanto que no sul, mais frequentados por turistas, prevalecem baías extraordinárias e acolhedoras com extensos areais. A Ilha tem 286 quilómetros de costa preenchidos por matas selvagens, praias isoladas com pequenas aldeias piscatórias.

As inúmeras enseadas da ilha escondem uma paisagem que vale a pena explorar, com um barco, aproveitando para descobrir em expedições de mergulho de superfície ou de profundidade, a vida marinha.

                                         Foto: Cala Galdana, Menorca          Fonte: flickr

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Catedral de Palma de Maiorca

                             Catedral de Palma de Maiorca "La Seu"

A Catedral de Palma de Maiorca, popularmente conhecida como A Seu é o principal edifício religioso da ilha de Maiorca, Espanha, e é a sede da diocese de Maiorca.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Maiorca (Ilhas Baleares)



O Arquipélago das Baleares é constituído por quatro ilhas principais que são Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera, para além de centenas de ilhotas como Cabrera ou Conejera. 
O grupo é formado por 11 ilhas localizadas no Mar Mediterrâneo, a Este da costa continental espanhola, em frente a Valência. No ponto mais próximo, as ilhas estão a 88 km da Península Ibérica. De todo o Arquipélago das Baleares, Mallorca é a ilha principal.
Mallorca é também a maior das Ilhas Baleares, cobrindo quase cerca de 80% da área do arquipélago. A população total das ilhas é de 676000 habitantes. De entre eles, aproximadamente 379000 vivem na capital, Palma de Mallorca. Trata-se de uma capital económica e culturalmente muito rica. 
A população de Mallorca inclui uma percentagem significativa de estrangeiros, principalmente de origem alemã e inglesa, que foram cativados pelo encanto da ilha. 
Em 1978, as Ilhas Baleares foram unidas às restantes 17 comunidades autónomas espanholas.

Fonte: Costasur.com 

Informações úteis
Diferença horária: Mais uma hora que em Portugal Continental
Indicativo: 0034 (Espanha) + 971 (código da província) 
Moeda: euro 
Língua: A maioria é bilingue, dominando o maiorquino (variação do catalão) e o castelhano.
O inglês é falado em todos os hotéis, bares e restaurantes.


sábado, 10 de setembro de 2011

Tunísia


Este é o primeiro post de muitos que se seguirão sobre férias e viagens.
Conto com a ajuda de todos para tornar este blog como um local de troca de experiências.
















Tunísia - Coliseu El Djem